quinta-feira, 3 de maio de 2012

Etiqueta Empresarial: “Almoço de negócios”


Várias dúvidas surgem quando esse assunto é colocado em pauta, mas vamos tentar simplificá-lo para que as “gafes” diminuam nesse quesito. Então, muita atenção!!!

- Primeira regra: quem convida para o almoço sempre paga a conta. Afinal, quem precisa fechar o negócio é dever investir um pouco. Existe uma regra que a etiqueta empresarial perdoa: dependendo da intimidade ou do grau de relacionamento entre as pessoas que estão fazendo o negócio a conta pode ser dividida, mas sinceramente o ideal nessas horas é que o mais interessado “banque” esse momento.
- Segunda regra: escolha o restaurante certo, de preferência com boa localização para evitar trânsito indesejado. Além disso, é muito elegante escolher um horário comum para todos os participantes.
- Terceira regra: as roupas  são mais comportadas, um vestido, saias midi ou longas e calças de alfaiataria são uma boa opção. Nunca use decote , roupas curtas ou brilhos, afinal é um almoço de negócios e não um happy hour.
- Quarta regra: desliguem os celulares ou coloque-os no modo silencioso. Jamais atenda à mesa, pois é deselegante. Isso serve tanto para a vida pessoal quanto para profissional.
- Quinta regra: escolha o menu correto. Se for o caso procure saber antes de agendar o almoço o que o seu convidado mais gosta para não correr o risco de errar.
- Sexta regra: as conversas devem variar, porém os assuntos pessoais estão extremamente proibidos.
- Sétima e última regra: não exagere na bebida. Escolha um vinho de boa qualidade para acompanhar a refeição, mas nunca tome a garrafa inteira.

Almoços empresariais têm como objetivo estreitar relacionamento e gerar negócios. Por isso, nesse momento é bom causar boa impressão, pois você está representando sua empresa e os interesses dela. Use sempre o bom senso para não errar e boa sorte!!!!

Texto Escrito por Bruna Barcelos - consultora de etiqueta e turismóloga!

Fonte foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário