terça-feira, 22 de maio de 2012

#Dica de etiqueta

Na última dica de etiqueta aprendemos um pouco como se portar em um almoço empresarial. Mas, e quando o jantar ou almoço acontecer em sua vida pessoal? Você está preparado para praticar as boas maneiras? Vamos saber disso, conferindo um passo a passo do comportamento ideal nessas ocasiões.
Você chega num restaurante e verá uma mesa montada com os pratos, talheres e taças necessárias pra você se alimentar. Mas, o que fazer? A dica é simples: observe o que a mesa está te oferecendo e siga atentamente as ordens, iniciando as refeições de fora para dentro do prato, ou seja, os talheres que estão mais próximos a borda da mesa serão os primeiros a ser utilizados.

O próximo passo é retirar o guardanapo do prato e colocá-lo sobre as pernas. Não fale de boca cheia. Além de deselegante isso é falta de educação. As taças sempre ficarão do lado direto dos pratos tendo como referência você sentado voltado para o centro da mesa. As folhas nunca deverão ser cortadas. Por isso, faça trouxinhas até poder colocá-las dentro da boca. O pequi deve ser servido só a poupa, mas caso venha servido a fruta inteira, pegue-a com as mãos, assim como podemos pegar o frango a passarinho. Em seguida, utilize a lavanda para limpar as mãos. Geralmente essa lavanda estará exposta em uma vasilha com água e limão que os restaurantes servem quando essas porções são pedidas.

O excesso do batom deve ser retirado para não marcar as taças. Para retirá-lo o correto é utilizar um guardanapo de  papel (não o de pano, por favor).
Se você está em um aniversário, bodas ou qualquer outro tipo de evento social em que for servido um jantar a americana (em mesa de bufê), você poderá se servir quantas vezes quiser, por isso, é importante se servir de maneira educada. O que não vale é encher o prato até sair comida pela borda (que deselegante!).

Em coquetéis não utilize o guardanapo de papel para pegar seus salgadinhos, pegue com a sua mão e utilize o guardanapo para limpar o excesso da sua mão ou dos seus dedos.
Essas são as dicas para esta semana. 

Bruna Barcelos é Consultora de Etiqueta e Turismóloga



Nenhum comentário:

Postar um comentário