Várias dúvidas surgem
quando esse assunto é colocado em pauta, mas vamos tentar simplificá-lo para
que as “gafes” diminuam nesse quesito. Então, muita atenção!!!
- Primeira regra: quem
convida para o almoço sempre paga a conta. Afinal, quem precisa fechar o
negócio é dever investir um pouco. Existe uma regra que a etiqueta empresarial
perdoa: dependendo da intimidade ou do grau de relacionamento entre as pessoas
que estão fazendo o negócio a conta pode ser dividida, mas sinceramente o ideal
nessas horas é que o mais interessado “banque” esse momento.
- Segunda regra: escolha o
restaurante certo, de preferência com boa localização para evitar trânsito indesejado.
Além disso, é muito elegante escolher um horário comum para todos os
participantes.
- Terceira regra: as roupas são mais comportadas, um vestido, saias midi ou
longas e calças de alfaiataria são uma boa opção. Nunca use decote , roupas curtas ou brilhos, afinal é um almoço de negócios e não um happy hour.
- Quarta regra: desliguem
os celulares ou coloque-os no modo silencioso. Jamais atenda à mesa, pois é
deselegante. Isso serve tanto para a vida pessoal quanto para profissional.
- Quinta regra: escolha o
menu correto. Se for o caso procure saber antes de agendar o almoço o que o seu
convidado mais gosta para não correr o risco de errar.
- Sexta regra: as conversas
devem variar, porém os assuntos pessoais estão extremamente proibidos.
- Sétima e última regra:
não exagere na bebida. Escolha um vinho de boa qualidade para acompanhar a
refeição, mas nunca tome a garrafa inteira.
Almoços empresariais têm
como objetivo estreitar relacionamento e gerar negócios. Por isso, nesse
momento é bom causar boa impressão, pois você está representando sua empresa e
os interesses dela. Use sempre o bom senso para não errar e boa sorte!!!!
Texto Escrito por Bruna Barcelos - consultora de etiqueta e turismóloga!
Texto Escrito por Bruna Barcelos - consultora de etiqueta e turismóloga!
Fonte foto: Internet
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